CorelDraw 12 no BigLinux

Navegadores, emuladores, editores de texto, imagens...

Moderador: Moderadores

AdemirMachado
BIG!

CorelDraw 12 no BigLinux

Mensagem por AdemirMachado » 21 Ago 2012, 23:28

Amigos, tenho muitos trabalhos e artes feitas no Corel12. Instalei aqui no BigLinux mas aparece esta mensagem: Registry Corrupt - The UI language registration is invalid. Pesquisei no fórum, mas não achei uma resposta promissora. Tem jeito de fazer funcionar? É o "último" programa que preciso rodar no Linux para ganhar total independência!

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Mensagem por kuro » 22 Ago 2012, 00:41

AdemirMachado escreveu:Amigos, tenho muitos trabalhos e artes feitas no Corel12. Instalei aqui no BigLinux mas aparece esta mensagem: Registry Corrupt - The UI language registration is invalid. Pesquisei no fórum, mas não achei uma resposta promissora. Tem jeito de fazer funcionar? É o "último" programa que preciso rodar no Linux para ganhar total independência!
Olá AdemirMachado,
Não sei se vou conseguir ajudar... Mas vou tentar...
A mensagem parece ser o seguinte, "Registro corrompido - A linguagem da interface é inválido"...
Você instalou o Corel12 do MS-Windows no Big através do Wine?
Se foi isso, talves a instalação não foi bem sucedida.

Uma coisa que observei é que nem sempre os programas feitos para o MS-Windows vai funcionar no Linux, mesmo utilizando o Wine ou o Play-on-Linux...
Tanto no Wine como no Play-on-Linux há uma lista de programas do MS-Windows que já foi testada e funciona neles. E nessas listas não consta nenhuma versão do Corel...

Já experimentou o Inkscape ou o próprio Gimp?
É... ... é bem diferente...
Eu estou substituindo os programas do MS-Windows com programas nativos no Linux... Assim estou minimizando as "dores de cabeça"...
Talvez a sua independência vai demorar um pouco mais...
A melhor alternativa é procurar mesmo um programa similar no Linux... /concentraded
/ok

AdemirMachado
BIG!

Mensagem por AdemirMachado » 22 Ago 2012, 09:18

Olá! Realmente nunca ouví dizer que alguém tenha conseguido. Já estou me acostumando (e achando muito bom!) em usar programas alternativos e diga-se de passagem, muito bons, nativos para Linux. O CorelDraw é amor antigo, desde o início dos anos 90. A gente se apega demais às coisas antigas e tradicionais. Talvez seja hora de experimentar coisas novas, pois no final das contas, tudo que faço no Corel eu transformo em arquivos PDF, pois uso este programa para produzir livros e revistas.

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 22 Ago 2012, 18:45

Como o amigo Kuro citou, tente usar o Inkscape, é um bom editor de imagens vetoriais, fácil, leve e até abre arquivos do Corel (dependendo da versão). Ainda vai chegar o dia em que essas empresas de software vão olhar para os usuários Linux como consumidores.
Imagem

henry
Mini BIG

Mensagem por henry » 27 Ago 2012, 03:08

Entendo seu sentimento eu tenho o mesmo sentimento... O inkscape é bem similar mas dixa a desejar com relação ao corel12 (que eu uso tambem), tentei instalar tambem e um dos problemas com relação a mensagem é as fontes utilizadas no corel não coincidem com o linux e trava tudo, não tenho conhecimento necessário para resolver tal problema e desisti. Estou usando o inkscape, ainda mantenho o Windows só por conta de 2 programas que nem uso mais Corel e MPLAB, amores antigos a gente não esquece....

henry
Mini BIG

Mensagem por henry » 27 Ago 2012, 03:13

Com relação ao seu trabalho, faço algo similar, edito as imagens no inkscape ou quando em 3D edito no wings3D, salvo em .jpg e uso o Editor de texto Open Office, para editar tudo e ele já exporta direto para .PDF

AdemirMachado
BIG!

Mensagem por AdemirMachado » 27 Ago 2012, 20:02

Já lí muito sobre um CorelDraw 9 nativo para Linux, mas nunca soube quem realmente usou ou tenha cópia. O que eu sei é que existiu um SO Linux produzido pela Corel do Canadá e este eu tenho até CD oferecido por revistas de informática nos anos 90. É bem limitado, pelo menos tive dificuldades em rodá-lo numa máquina até poderosa. Eu tenho várias versões grátis e legalizadas do CorelDraw, mas realmente, se funcionasse no Linux, seria muito bom. Eu era fã do PageMaker, que usei muito para editar jornais, mas acabei deixando de lado por não oferecer os mesmos recursos do Corel. O que mais me interessa é trabalhar os textos numa página do que mexer propriamente com imagens. Acho que vou mergulhar mais a fundo no Inkscape. (Conseguí umas raridades do tempo do DOS num site chamado "vetusware". Tem até um Word2, cujo .exe cabe num disquete e funciona. Hoje temos o AbiWord grátis e muito mais. Tempos sofridos....)

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por hugoleal85 » 27 Ago 2012, 20:32

AdemirMachado escreveu:Já lí muito sobre um CorelDraw 9 nativo para Linux, mas nunca soube quem realmente usou ou tenha cópia. O que eu sei é que existiu um SO Linux produzido pela Corel do Canadá e este eu tenho até CD oferecido por revistas de informática nos anos 90. É bem limitado, pelo menos tive dificuldades em rodá-lo numa máquina até poderosa. Eu tenho várias versões grátis e legalizadas do CorelDraw, mas realmente, se funcionasse no Linux, seria muito bom. Eu era fã do PageMaker, que usei muito para editar jornais, mas acabei deixando de lado por não oferecer os mesmos recursos do Corel. O que mais me interessa é trabalhar os textos numa página do que mexer propriamente com imagens. Acho que vou mergulhar mais a fundo no Inkscape. (Conseguí umas raridades do tempo do DOS num site chamado "vetusware". Tem até um Word2, cujo .exe cabe num disquete e funciona. Hoje temos o AbiWord grátis e muito mais. Tempos sofridos....)
O Coreldraw 9 é sim totalmente compatível com o Wine, inclusive utilizo-o aqui em meu PC.

Fiusa
EL BIG!

Mensagem por Fiusa » 30 Ago 2012, 15:28

Já tentou o Xara Xtreme para Linux?

http://www.phpdemos.com.br/detail/388/x ... linux.html

AdemirMachado
BIG!

Mensagem por AdemirMachado » 31 Ago 2012, 15:17

Vou ver com mais paciência esses programas para Linux. É uma grande verdade: o mundo Linux é outro mundo e temos que reaprender a usar o micro. Sobre o CorelDraw, mesmo que as versões antigas rodem pelo Wine, não tem os recursos que as versões mais recentes possuem, como o 12 para cima. Na verdade, tenho o 4 e o 6 fornecido gratuitamente com uma impressora laser e o outro, disponibilizado por uma revista de informática. Com certeza, programas nativos Linux, por ser gratuíto e ter o poder (muitas vezes maior) que os programas criados exclusivamente para o Windows, já por sí só é algo extraordinário.

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 31 Ago 2012, 19:13

O módulo Draw do LibreOffice é capaz de abrir arquivos criados no Corel Draw!
Imagem

AdemirMachado
BIG!

Mensagem por AdemirMachado » 31 Ago 2012, 23:19

Olá! Baixei o Xara Xtreme. Já gostei de umas ferramentas que ví. No entanto, estou apanhando em algo que pode ser simples: a barra de menú superior, (arquivo, salvar como, abrir, help, etc etc) não está disponível! Deve ter uma tecla de função para aparecer. Alguém sabe? Pelo que ví, também não tem muitos tutoriais em português sobre o mesmo. Seria hora de usar e escrever um pouco... No meu caso, gosto de criar diretamente no CorelDraw e depois de tudo pronto, salvar em PDF. O PDF do CorelDraw é muito bom, bem nítido, de alta resolução e isso é fundamental para quem produz livros ou revistas.

AdemirMachado
BIG!

Mensagem por AdemirMachado » 10 Dez 2012, 22:41

Oba! O Corel 9 funcionou! Bom, já é alguma coisa. Testei algumas funções, especialmente exportar em PDF. Vou converter alguns arquivos da versão 12 e ver como se comporta, visto que uso apenas textos e desenhos simples. As dicas dos colegas foram úteis, inclusive sobre programas nativos do Linux, como XaraXtreme, Inkscape.

Trancado

Voltar para “Softwares e Aplicativos”