Instalação em memórias flash

Fale aqui sobre sua opinião a respeito do BigLinux, seus comentários e sugestões

Moderador: Moderadores

lokisama01
Ajudante BIG

Mensagem por lokisama01 » 12 Dez 2008, 23:00

jpbrum2000 escreveu:lokisama01, cara só uma duvida quando vc utiliza o biglinux pelo usb e faz alguma modificação está modificação é salvada quando vc reinicia o sistema ? e em outros sistemas.
Modifica sim, o GRUB gerencia a unidade espetada na USB como um disco normal, mas é claro que dessa forma o GRUB exige o pen drive conectado antes do boot, mesmo que você não vá bootar pela USB.

O que eu fiz no meu EeePC: Instalei o Big em um cartão de memória de 16 GB que fica lá como um segundo HD. Pode parecer absurdo, mas não no EeePC que simplesmente não tem HD, mas sim um "pendrive interno" (uma unidade flash de 4 GB interna).

*Funciona tranquilamente, mas não é qualquer pen drive que suporta por muito tempo um sistema operacional rodando. Memórias flash armazenam "zeros" e "uns" elétricos por anos se forem esquecidas no fundo da gaveta, mas ainda não são recomendadas para sucessivas reescritas.

jpbrum2000
MESTRE BIG

Mensagem por jpbrum2000 » 12 Dez 2008, 23:08

lokisama01, tinha um amigo meu que instalo o big no pen-drive mas não estava salvando as modificações, vo falar com ele sobre o que vc fez.

lokisama01
Ajudante BIG

Mensagem por lokisama01 » 12 Dez 2008, 23:16

jpbrum2000, beleza, se meu amigo não postar aqui, eu me informo direitinho com ele e posto eu mesmo.

HelenaUrashima
Mini BIG

Mensagem por HelenaUrashima » 16 Out 2009, 22:14

Olá! Sou uma nova adepta ao Big Linux, desde o mês passado.

Tenho uma dúvida: eu adquiri há alguns meses o Positivo Mobo m890 (memória flash 4gb) e adoraria usar o Big nele, sem precisar ficar enfiando pen drive bootável.... ou seja, tem como instalar essa distro no meu netbook?

Desde já, muito obrigada ^^

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 16 Out 2009, 22:30

Querida amiga Helena Urashima, veja bem, não há problema algum em instalar o Big Linux no seu netbook, sugiro à amiga que no pós instalação dê uma "enxugada" nos programas que por ventura você não venha a utilizar, pois o "espaço" da sua máquina é realmente pequeno.
Eu sei que é horrível eu dizer isto aqui no fórum, mas se você pretende guardar "muita" coisa no netbook, eu sugiro uma distro minimalista como o Slitaz, Succi, Puppy, Slax, CDLinux, Damn Small Linux entre outras, porque estas distros mesmo depois de "incrementadas" não ultrapassarão mais de 01 GB de espaço para a partição root, liberando 03GB para a partição /home.
Mas lembre-se que é preferível instalar o Big Linux para o dia a dia no seu netbook e posteriormente "descarregar" o excesso de arquivos em outro computador com mais espaço (Já pensou em adquirir um HD Externo?).
Qualquer dúvida poste aqui novamente que temos um fórum muito democrático e participativo.
Bem vinda.

HelenaUrashima
Mini BIG

Mensagem por HelenaUrashima » 16 Out 2009, 22:42

Olá, Rsrocha, o problema não é o espaço que tenho, pois não utilizo muitos programas e guardo meus arquivos sempre no pen drive ^^

Já tentei usar o Succi, mas essa distro ainda não possui um suporte que tire minhas dúvidas.

O problema é que o hd é memória flash e não consigo instalar o Big nele. Gostaria de saber se tem como eu fazer isso...

No momento, estou usando o Jolicloud, mas ainda me causa problemas :(

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 16 Out 2009, 23:26

Querida amiga Helena, a instalação pode ser feita com uma pendrive, de 01GB por exemplo, onde você usando o programa UnetBootin cria o dispositivo inicializável com a .iso do Big Linux(Existem vários tutoriais na net de como proceder, e no fórum tem este tópico http://biglinux.com.br/forum/viewtopic. ... unetbootin), feito isto segue-se normalmente a instalação como se fosse em um desktop ou notebook, pois o HHD flash vai funcionar como se fosse um HD convencional.

HelenaUrashima
Mini BIG

Mensagem por HelenaUrashima » 17 Out 2009, 09:03

É... não consegui. Fiz diversas tentativas diferentes e nada. =/

Obrigada aí ^^

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 17 Out 2009, 12:07

Helena, vc configurou a bios do netbook pra dar boot pelo pendrive?

De qualquer forma, eu encontrei essa página com um tutorial sobre o unetbootin! Basta seguir e fica fácil! :)

ô o link aí: http://sidserra.phpnet.us/unetbootin.htm

Abração e boa sorte!!
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”