Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
  Exibir página para impressão

Instalando o BigLinux 5 Beta1 em um note PHN 15008 da Philco
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 24 Jan 2010, 22:40 
BIG

Reputação:: 0
Bom resolvi escrever esse poste para tentar ajudar quem pode esta passando pelo mesmo problema que eu passei.
Possuo esse note a mas ou menos 1mês e como alguns aqui do forum viram em outro poste http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... &start=435 eu não estava conseguindo instalar o BigLinux 5 beta 1 nele e não era só o big não, testei Ubuntu, Kubuntu, big linux 4.2 e o Linux Mint . O problema era que quando eu usava o live CD eu dava boote na opção padrão ou seja a 1º opção de inicialização, ele iniciava normalmente reconhecia placa de rede placa de vídeo e som tudo maravilha só que depois de uns 5 a 6 minutos o note desligava do nada ai então percebi que o sistema não estava tendo controle sobre o cooler do processador para fazer com que o mesmo aumenta-se e diminui-se a rotação conforme a temperatura, o cooler simplesmente ficava parado fazendo o note super aquecer o processador e com isso chegando a desligar.

Mas como sou brasileiro não desisto nunca e queria o biglinux no meu note de qualquer jeito fucei vários fóruns e sem sucesso porque como amante do GNU/linux e também sou um pouco iniciante ainda com o sistema isso complicava ainda más.

Mas fuçando e testando vários parâmetros de inicialização como exemplo: pnpbios=off como mesmo o Bigbruno e o luminare mi indicam no poste acima dentre muitos outros, ate que descobri um que resolvia meu problema o ''acpi=off'' sem aspas, com isso resolvia a questão do cooler mas mas com esse comando o sistema não sei porque não detectava o vídeo ai tive que juntar ele com o opção ''iniciar com vídeo vesa'' o parametro na linha final dessa opção é a ''xforcevesa'' sem aspas . Pelo que eu entendi esse parametro vai criar um driver de video generioco dos genericos pra poder por vídeo no note, e com isso resolvia meu problema e ate que enfim consegui instalar o big linux no meu note heheheh.

Mas como tudo não vem de graça com esse parâmetro ''acpi=off'' vc vai conseguiu usar o linux tranquilo mas só que sem o controle de bateria, vc não vai poder ver quanto de bateria vc tem e nem poder diminuir o brilho do note que aqui no meu e é muito alto tirando isso só alegria.
O acpi=off faz com que o sistema não tenha controle sobre o gerenciamento de energia.
Se eu consegui outra solução volto a editar o poste valeuuuuuuuuu espero que ajude alguém
:)

Assim galera pra não ter que toda hora tar pondo o comando ''acpi=off'' (sem aspas) no final da linha de comando basta só editar o arquivo grub.cfg .
Para isso vc entrar em um terminal e digita sudo dolphin, após isso insira a senha que vc criou na hora da instalação, feito isso vai na pasta Rais>grub>grub.cfg.

Procura esse trecho a baixo

BEGIN /etc/grub.d/10_linux ###
menuentry "BigLinux, Linux 2.6.31-17-generic-pae" {
recordfail=1
if [ -n ${have_grubenv} ]; then save_env recordfail; fi
set quiet=1
insmod reiserfs
set root=(hd0,1)
search --no-floppy --fs-uuid --set 98e776a8-4fd1-486f-bc1b-72fb3022b089
linux /boot/vmlinuz-2.6.31-17-generic-pae root=UUID=98e776a8-4fd1-486f-bc1b-72fb3022b089 ro quiet splash acpi=off
initrd /boot/initrd.img-2.6.31-17-generic-pae

Olha o acpi= off ai em cima em negrito vcs vão por ele ai

Editado pela última vez por kakarotto_aju em 30 Jan 2010, 19:23, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: 25 Jan 2010, 00:21 
MESTRE BIG

Reputação:: 12
Não podemos esquecer que as explicações sobre opções de boot do link abaixo também se aplicam ao Big 5Beta1...

Opções de boot do Big Linux

MensagemEnviado: 25 Jan 2010, 01:13 
BIG

Reputação:: 0
Jorgebadad Wrote:
Não podemos esquecer que as explicações sobre opções de boot do link abaixo também se aplicam ao Big 5Beta1...

Opções de boot do Big Linux

Puts mano tava procurando na net esses parametros e suas definições e não achei muita coisa.
Mas esse que vc postou ai ta massa vou ler pra entender melhor.
O topico perfeito que eu tava procurando e estava o tempo todo aqui no forum BiG lol kkkkkkkkk :D valeu

MensagemEnviado: 25 Jan 2010, 02:07 
MESTRE BIG

Reputação:: 12
kakarotto_aju,

Cara, o mérito todo é do moderador ccmalarm...

Mas sua explicação lá em cima também está muito boa, enriquece o aprendizado de quem tiver esse tipo de problema...

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ]