Bom resolvi escrever esse poste para tentar ajudar quem pode esta passando pelo mesmo problema que eu passei.
Possuo esse note a mas ou menos 1mês e como alguns aqui do forum viram em outro poste
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... &start=435 eu não estava conseguindo instalar o BigLinux 5 beta 1 nele e não era só o big não, testei Ubuntu, Kubuntu, big linux 4.2 e o Linux Mint . O problema era que quando eu usava o live CD eu dava boote na opção padrão ou seja a 1º opção de inicialização, ele iniciava normalmente reconhecia placa de rede placa de vídeo e som tudo maravilha só que depois de uns 5 a 6 minutos o note desligava do nada ai então percebi que o sistema não estava tendo controle sobre o cooler do processador para fazer com que o mesmo aumenta-se e diminui-se a rotação conforme a temperatura, o cooler simplesmente ficava parado fazendo o note super aquecer o processador e com isso chegando a desligar.
Mas como sou brasileiro não desisto nunca e queria o biglinux no meu note de qualquer jeito fucei vários fóruns e sem sucesso porque como amante do GNU/linux e também sou um pouco iniciante ainda com o sistema isso complicava ainda más.
Mas fuçando e testando vários parâmetros de inicialização como exemplo: pnpbios=off como mesmo o Bigbruno e o luminare mi indicam no poste acima dentre muitos outros, ate que descobri um que resolvia meu problema o ''acpi=off'' sem aspas, com isso resolvia a questão do cooler mas mas com esse comando o sistema não sei porque não detectava o vídeo ai tive que juntar ele com o opção ''iniciar com vídeo vesa'' o parametro na linha final dessa opção é a ''xforcevesa'' sem aspas . Pelo que eu entendi esse parametro vai criar um driver de video generioco dos genericos pra poder por vídeo no note, e com isso resolvia meu problema e ate que enfim consegui instalar o big linux no meu note heheheh.
Mas como tudo não vem de graça com esse parâmetro ''acpi=off'' vc vai conseguiu usar o linux tranquilo mas só que sem o controle de bateria, vc não vai poder ver quanto de bateria vc tem e nem poder diminuir o brilho do note que aqui no meu e é muito alto tirando isso só alegria.
O acpi=off faz com que o sistema não tenha controle sobre o gerenciamento de energia.
Se eu consegui outra solução volto a editar o poste valeuuuuuuuuu espero que ajude alguém
Assim galera pra não ter que toda hora tar pondo o comando ''acpi=off'' (sem aspas) no final da linha de comando basta só editar o arquivo
grub.cfg .
Para isso vc entrar em um terminal e digita
sudo dolphin, após isso insira a senha que vc criou na hora da instalação, feito isso vai na pasta Rais>grub>grub.cfg.
Procura esse trecho a baixo
BEGIN /etc/grub.d/10_linux ###
menuentry "BigLinux, Linux 2.6.31-17-generic-pae" {
recordfail=1
if [ -n ${have_grubenv} ]; then save_env recordfail; fi
set quiet=1
insmod reiserfs
set root=(hd0,1)
search --no-floppy --fs-uuid --set 98e776a8-4fd1-486f-bc1b-72fb3022b089
linux /boot/vmlinuz-2.6.31-17-generic-pae root=UUID=98e776a8-4fd1-486f-bc1b-72fb3022b089 ro quiet splash
acpi=off
initrd /boot/initrd.img-2.6.31-17-generic-pae
Olha o acpi= off ai em cima em negrito vcs vão por ele ai