Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]

Criar novo tópico Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 530 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 36  Próximo
 Exibir Tópico Anterior | Exibir Próximo Tópico 
  Visualizar Impressão
Um pouco sobre o Big Linux 5.0
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 25 Mai 2008, 04:48 
BIG ADMINISTRADOR!

Data de registro: 24 Jun 2004, 05:20
O Big Linux 5.0 já está sendo planejado a alguns meses, portanto algumas decisões já foram tomadas, porém a idéia principal é juntar idéias dos usuários para que o Big 5 continue trazendo cada vez mais inovações e soluções para todos os usuários, cito agora o que já está decidido:

1 – Versão em CD e DVD.

2 – Versão em CD em inglês/português.

3 – Versão DVD em inglês/português/espanhol/esperanto.

4 – O desenvolvimento de scripts passará a ser feito em um repositório SVN.

5 – O controle de bugs será feito com um sistema Trac.

6 – Passará a ter 2 repositórios APT com pacotes do Big Linux, 1 estável, onde os pacotes serão inseridos manualmente após ser aprovado seguindo algumas normas a serem ainda discutidas, e o de testes que deve ser atualizado diariamente com as alterações do SVN.

7 – O desktop será KDE 4.1.X.

8 – Manter todos os recursos disponíveis hoje no Big 4.0 disponíveis também no Big 5.0, algo que deve ser bastante trabalhoso, pois o KDE 4.1.X ainda será bastante novo.

9 – Manter total compatibilidade com os repositórios do Ubuntu 8.10.

10 – Ser lançado em novembro de 2008, adiado para 2009, provavelmente em abril ou maio.

11 – Com o uso de SVN irá facilitar muito para que mais desenvolvedores colaborem.

12 – Manter compatibilidade com o Kubuntu, pois assim como utilizamos tecnologia desenvolvida por eles, também iremos contribuir criando programas compatíveis.

13 – Respeitar padrões de empacotamento e todos os arquivos adicionados ao sistema terão que estar empacotados em formato .deb, garantindo para o usuário uma atualização fácil de uma versão para outra, por exemplo do 5.0 para o 6.0.

O que ainda não está decidido, mas está sendo pensado:

1 – Duas versões em DVD, uma em 32 e outra em 64 bits.

2 – No lugar de versão 1, 2, 3, 4, 5... utilizar data assim como Ubuntu.

3 – Como teremos diversas línguas pode ser o caso de “terceirizar” fóruns em outras línguas, assim os fóruns de outras línguas estarão listadas no site oficial, porém não serão administrados por mim, mas é preciso voluntários para colocar em prática essa parte.

Agora peço para que deixem mensagens informando o que esperam do Big 5, o que sentem falta hoje no Linux e assim eu ou quem tiver como colocar em prática essas idéias irá continuar nos levando cada vez para mais perto do “sistema perfeito”.

Dêem sugestões, pois o sistema é nosso. :)

Editado pela última vez por BIGBRUNO em 27 Set 2008, 03:24, num total de 1 vezes

MensagemEnviado: 25 Mai 2008, 06:00 
BIG MAN

Data de registro: 20 Ago 2007, 06:18
Bem lá vamos:

1- Devemos continuar com os números de versões, embora usamos a base da família Ubuntu estamos muito diferenciados dos mesmos, estamos melhores que eles e isso eu posso afirmar sem modéstia, vide a facilidade e qualidade de programas contidas em apenas 1 CD;

2 - Por quê ao invés de colocar números igual ao Ubuntu fazemos o que o usuário Mayku sugeriu ou seja, colocar os números das versões e seus codinomes? o ResuLinux, o Dream Linux, o Zenwalk e uma gama de distribuições fazem isso, seria até melhor;

3 - O quê os usuários devem saber ( ou ter conhecimento ) para ajudar melhor no Big Linux? muitos querem ajudar mas por onde começar? já relatamos os problemas que venham a ocorrer com a distro e damos o suporte, mas eu sinto que falta "algo a mais" saber como se desenvolve uma distribuição Linux;

4 - O Big em DVD poderia vir com alguns jogos a mais e com alguns programas de Manutenção de Hardware, por incrível que pareça, a maioria esmagadora de ferramentas de correção de Hardware são para Windows e não para Linux, ficamos exclusivos ao terminal para eventuais consultas;

5 - Versão em 64 bits? acredito que não haja tanta necessidade, não se tem muitos pacotes para 64 bits e a maioria esmagadora é para 32 bits;

6 - Se possível é claro ( com os demais usuários concordarem ) criar uma espécie de "ship it" do Big Linux, onde o mesmo só arcaria com a mídia gravada e custos dos Correios, usuários que puderem se dispor a fazer isso e possuirem acesso rápido;

7 - Prazo um pouco maior para lançar o Big 5, não sabemos quais problemas irão surgir com o Ubuntu 8.10 e já perceberam que quando lançasse o Ubuntu no segundo semestre sempre vem com algumas incorreções? ( vide Ubuntu 7.10 );

8 - Usuários contribuirem mais com a Wiki do Big Linux, vamos fazer nossos próprios manuais da distribuição, ficaria um conteúdo muito enriquecido se todos contribuírem e ficaria muito mais fácil indicar a Wiki para certos casos que responder no fórum

No mais por enquanto são estas dicas que dou, obrigado... :lol: :lol: ...

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 15:37 
EXTREME BIG

Data de registro: 13 Mar 2006, 02:21
1 . alêm dos idiomas ingles espanhol esperanto, poderá ter japonês e Alemão

2. Mais jogos concerteza ira ter não tão grandes para nao ocupar espaço mas será jogos open sources ou que permita licença frewware(distribuir) , possíveis como Alien Arena entre outros.

3. Os programas de multimedia como big-youtube big-captura entre outros serão reformulados, alem de ter programas ja instalados como cinelerra, mandvd e scripts do biglinux para conversão e ripagem de video

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 17:06 
MESTRE BIG

Data de registro: 23 Mai 2008, 16:03
bom, sou meio novo aki no fórum mas me sinto já em "casa"...

adorei usar o BIG LINUX e vi nele o "tesão" de voltar a usar apenas LINUX ao invés de ruWindows .... hehehe

1- Apoio a sugestão de "nomes" para as distribuições. Tipo, esta poderia ter um nome relacionado com a natureza.

2- Fazer um PAINEL DE CONTROLE bem legal, com uma interface gráfica bem legal para atrair usuários leigos (o menu nem sempre é fácil, temos que pensar nos leigos!!!)

3- Idiomas?! Acho que INGLÊS E ESPANHOL tá suficiente.

4- Fazer versão DVD é ótimo. Daria para colocar até o Gnome! Por que não?

5- Mudar o instalador como nos tempos do RedHat/Conectiva, etc ....

6- Mudar o tempo de lançamento pra final do ano ...

7- não sei se estou indo longe demais, mas eu estou proposto a ajudar nos ítens 2 3 e 5!

8- partições NTFS já montafas em leitura e escrita pelo ntfs-3g!

8- isso é o que me veio agora na mente, se vier mais idéias (construtivas) estarei postando

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 17:37 
BIG ADMINISTRADOR!

andre.also7, 2 - O Painel de Controle teria que ser muito bem planejado e modular, não pode ser algo manual como existia no Big 3, por exemplo vc instalar um módulo no synaptic e automaticamente aparecer esse módulo no painel, assim como acontece com o menu.

4 - Já tivermos outros Desktops e não é uma idéia boa, é muito mais difícil manter a distro com 2 Desktops que apenas com 1, ainda mais no caso do KDE e Gnome, que apesar de tantos defenderem um ou outro, na prática tem quase os mesmos recursos.

8 - Essa já está sendo feita, mas uma configuração boa pro ntfs-3g que está difícil.

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 19:16 
MESTRE BIG

Hum... verdade! tem razão BIGBRUNO

1-Gnome só iria atrapalhar mais, assim como um centro de controle daria trabalho... mas, será que não daria pra fazer algo parecido como o FAMELIX fez? Um "Painel de Controle" básico parecido com o do Windows XP/Vista? Acho que é feito em html... e aí então entra uma discução nova.......

2- NTFS é um Não Tô Ficando Solucionável !!! É um enigma o que a MS fez com este sistema de arquivos. SEMPRE vai dar um problema. Infelizmente não é um problema nosso: WINDOWS "não fala" com LINUX, apesar de que a comunidade GNU/Linux está fazendo milagres...

3- Ter um tema do BIG igual (parecido) ao do Windows Vista, XP, MacOS ... será que seria interessante !? Estou pensando mais nos usuários leigos que poderíamos alcançar...

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 19:29 
BIG ADMINISTRADOR!

andre.also7, 1 e 3 - Imitar outros sistemas não é uma idéia que me agrada, no Big4 existem temas que parecem um pouco, por exemplo o do Big3 lembra um pouco o XP e tem um tema que lembra um pouco o MAC, mas fazer como o Famelix que é uma cópia realmente não vejo isso como algo bom.

Sobre o Painel, podemos pensar em coisas mais elaboradas, mas antes é bom esperar o KDE 4.1 e ver que recursos ele vai oferecer para isso.

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 21:10 
EL BIG!

Data de registro: 16 Mai 2008, 19:13
Bruno, seria interessante nesta versão 5.0:

- A inclusão dos codecs libdvdcss2 e w32codecs, haja vista que todo mundo utiliza e já vir no sistema é algo que seria muito bom.

- A inclusão também do emulador de Neo Geo para linux(gngeo) já configurado com a bios, pois é muito complicado de configurá-la quando se baixa o emulador - isso em qualquer sistema, desde o Slacware ao Kurumin.

- Seria interessante que você retirasse o AVIDEMUX e incluísse O Mandvd, para que fizesse par com o Devede, o que atenderia tanto ao usuário mais simples(com o devede) quanto ao usuário que quer fazer um trabalho mais profissional(Mandvd).

- É interessantíssima uma versão em DVD, desde que a versão em cd não ficasse extremamente distante dela.

- Não creio que uma versão de 64 bits seja necessária.

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 21:20 
BIG ADMINISTRADOR!

victor leonardo barbosa, libdvdcss2, w32codecs e bios de emulador não são inclusos por problemas com patentes.

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 22:32 
MESTRE BIG

Acho que poderia colocar o novo menu do KDE (usado no OPENSUSE) para a pessoa poder escolher, o tal do kickoff ....

Sobre os temas, BIGBRUNO, também acho que seria interessante... a idéia não é imitar, e sim mesmo, deixar bonito e funcional! :D

Poderia colocar um editor de web como Bluefish (que é ótimo) ou o conhecido Nvu !

Talvez na parte de gráficos, deixar uma opção do GIMPSHOP, pois ficaria interessante pra quem usa MUITO o Photoshop (como eu! hehehehe)

Sobre EMULADORES, senti falta de emulador para GameBoyAdvanced e NintendoDS... será que tem? E de Playstation 2 se for o caso! :roll:

Talvez pensar em colocar o WINE-DOORS novamente ... num sei.

Mudar o visual do cursor do mouse! Aquele do KDE é simples demais.

Sobre o Painel, bom ... é melhor esperar mesmo.

>> No que eu puder ajudar em visual, designer, tradução, programação... me diga como poder ajudar!

É isso aí!
LET´S ROCK! 8)

MensagemEnviado: 26 Mai 2008, 22:57 
EXTREME BIG

1 . O idioma japonês e alemão é par atender mais um publico diferencial pois existem poucas distros japonês por padrão, e como o big 5 ira atender tmb o publico internacional acho que é uma boa por tais idiomas, e na Alemanha o linux ja é conhecido mas possui poucas distros la.

2 . Remoção do avidemux nao é ideial pois, muitos usuarios que fazem Encoders de videos Anime , Series e tal utilizam de tal programa no qual Devede e mandvd nao fazem, avidemux é para Encode de video e nao criar dvd é um programa totalmente diferente do Devde, alem de ser a melhor alternativa para virtual Dub

3 . Emuladores terá, o Visual boy Advanced provavel que usando QT4 e nao o gvba, Mupem 64 (nintendo 64) e alguns outros se nao utilizarem Bios, o emulador de DS apesar de ja ter um para linux nativo, nao é recomeendado por devido o nintendo DS ser um portátil novo e pode causar problemas de licença com nintendo, mas se quiser testar pode olhar o site "http://www.ideasemu.org", emulador de ps2, é altamente instavel apesar de ja ter imagens dele rodando, mas requer um pc de alta configuração lem de precisar de Bios, não será incluido no biglinux

4 . WineDoors é instável vive dando problema com Servers dele, provavel que tenha um tal de PlayOnlinux, um semelhante ao winedoors porem só atende a jogos

5 . Gimpshop provável que não seja incluindo pois o projeto é desatualizado o gimp normal é estável ja o gimpshop possui alguns bugs, apesar do gimp ter interface diferente, a Ideia do biglinux não é deixar "Semelhante ao win" como temas igual XP ou programas estilo photoshop, e sim deixar facil ao estilo linux, poderá ter varias semelhanças mas não "copia", alêm disso o big 5 ira atender não só ao publico brasileiro e sim tmb aos de fora.

atualmente o gimp ta na versão 2.4 e o GIMPshop 2.2.11

6. A inclusão de Software de Webs BlueFish Compozer(novo nome NVU) poderá sim ser incluindo

7. o Biglinux terá suporte a basicamente todos formatos de audio e vídeo, e "talveis" se depender de um projeto livre a reprodução de rmvb no biglinux por padrão sem a necessidade do W32

MensagemEnviado: 27 Mai 2008, 14:04 
EL BIG!

Data de registro: 16 Mai 2008, 19:13
com relação ao visual, o big é demais, porém creio que se tivesse alguns temas diferentes(não muitos, uma vez que os do big já são fantásticos e bem usados), bem ao estilo http://kde-look.org seria bem interessante(será que tem algum problema com patente?)

Outra cois importante é atualizar o número de provedores do Kppp. Por exemplo, ao configurar para o provedor Oi e outros, tive um trabalhão, então desconfiei se o número do provedor estava atrasado, busquei outro número(click21 e da própria oi), só aí é que consegui configurar o Kppp certamente.

Abraços...

MensagemEnviado: 27 Mai 2008, 20:14 
COMPANHEIRO BIG

Data de registro: 06 Out 2006, 20:48
Multimídia: além do ManDVD poderiam ser avaliados também o ManSlide e o Qdvdauthor

MensagemEnviado: 27 Mai 2008, 23:52 
EXTREME BIG

esses programas serão incluídos entre outros como cinelerra open video editor e salveis kdelive se tiver estável, alem de vários scripts e kommanders pra facilitar extração de video conversão e etc...

MensagemEnviado: 28 Mai 2008, 16:07 
BIG! BIG!

Data de registro: 24 Mai 2008, 20:42
Alento que, na minha opiniao, será árduo o trabalho para termos, no KDE 4, a organização e a praticidade que temos com o Big Linux no KDE 3.5.9

Entao, com isso, acho que só deve se migrar para o KDE 4 se realmente não ficarmos a ver navios com as funcionalidades excelentes que já temos hoje.

Carlos

[ 530 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 36  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]